Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

ISSN - 2526-5075

Pesquisa Rápida

v.9, n. 2 (2020)

Artigo:

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexões, histórico e sua contribuição

para a preservação ambiental

Autores: 

Esp. Raisla Bianca Silveira1

Dra. Daniela Cristina Silva Borges2

Esp. Wanderson Alves Pereira3

Esp. Nayara Maria de Oliveira4

Resumo:

Uma parte importante da Gestão Ambiental é o processo educativo através da Educação Ambiental que tem como proposta mudar a concepção dos indivíduos, capacitá-los para que possam contribuir com a proteção da natureza e utilização sustentável dos recursos naturais. Este artigo tem como objetivo, avaliar a proposta da lei 9795/99 da Política Nacional de Educação Ambiental, além de um breve relato sobre a crise ambiental e sua relação como a conservação ambiental no contexto formal. Foi utilizado de revisão bibliográfica, de forma qualitativa, onde se percebeu que a introdução da lei não obteve resultados satisfatórios. Acredita-se que os gestores ambientais professores devem ser melhor capacitados para aborda o tema em questão. É importante que ocorra uma maior parceria entre, escolas, governo, órgãos não governamentais, para que juntos adotem medidas de qualidade e que sejam postas em prática imediatamente. A Gestão Ambiental através da Educação Ambiental pode ser uma solução para os problemas ambientais, basta somente que seja bem adaptada e adquirida no cotidiano da sociedade.


Palavras-chave: Recursos Naturais. Gestão Ambiental. Sustentabilidade. Desenvolvimento.

Artigo:
 
AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA GERAL E FINANCEIRA
Autores: 

Rafaela Cortes de Melo1

Claudia Aparecida de Morais Pereira2

Roseline Martins Sabião3

Resumo:

O presente trabalho aborda o tema: as dificuldades na aprendizagem da matemática,que objetiva transparecer evidências para refletir de certa forma a educação e tentar sanar as dificuldades dos alunos, principalmente no ensino- aprendizagem de matemática. Com isso, observam-se as dificuldades na relação professor-aluno, que ocasionam consequências na aprendizagem. Pois, há docentes que não possuem uma formação qualificada, assim, eles não possuem competência e capacidade de decidir, deixando de produzir novos conhecimentos. Mas nem sempre a culpa é dos professores, têm-se bastantes alunos que não querem saber de uma educação plena, assim, nunca se importam e crescem só com o mundo exterior. Bom seria se existisse uma boa relação com toda comunidade escolar, assim teria um grande sucesso na vida de cada cidadão. Pensa-se aqui, em meios de fazer os alunos gostarem de matemática e se dedicarem a ela, pois uma formação de qualidade é aquela que contribui no desenvolvimento do indivíduo e na sua formação, preparando para o mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada através de pesquisas em livros e artigos referentes ao tema.

Palavras-chave: Matemática no cotidiano. Dificuldade na aprendizagem.

Artigo:
 

METODOLOGIAS PARA INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN NA MATEMÁTICA

Autores: 

Cecília Mara da Silva1

Esp. Tatiana Alves Silva2

Ma. Roseline Martins Sabião3

Resumo:

A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade. Ela envolve muito mais que a pessoa com deficiência, envolve também a família, a escola e a sociedade. Portanto, o foco do estudo é educação inclusiva dos alunos com Síndrome de Down. Com esta pesquisa, busca-se analisar as circunstâncias interativas que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas classes da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desses alunos no contexto da classe comum, em que a maioria dos alunos, não apresenta tais necessidades. Acredita-se que essa situação traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento desses alunos. Principalmente porque escola/professores não estão para atender a essa clientela. O presente

trabalho está inserido na temática da Educação Matemática Inclusiva. A pesquisa tem como

intuito entender as especificidades do aluno Síndrome de Down na sua relação com conceitos

matemáticos. Por meio dessa pesquisa posso mostrar quais metodologias se deve usar, para

que o educador não preparado tenha meios de pesquisa para poder conseguir trabalhar com o

aluno com SD.

Palavras-chave: impacto tributário, preço de venda, lucro real, empresas.

Faculdade Patos de Minas – FPM 

Escola Superior de Negócios 

Rua Major Gote, nº 1901

38.700-207 – Patos de Minas, Minas Gerais.

Tel.: 34-3818-5300