Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

ISSN - 2526-5075

Pesquisa Rápida

v.2, n. 1 (2017)

Artigo:
 
O CAMINHO DA INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SEGMENTO PET VETERINÁRIO EM TERESINA.
Autores: 

Rebeca Jardim da Silva

Paulo Jordão de Oliveira Cerqueira Fortes

Resumo:

 

O segmento pet veterinário tem tido cada vez maior representatividade no Brasil e no Mundo. O presente trabalho realiza estudo com 10 empresas participantes do Programa Ali no referido segmento na cidade de Teresina-PI, com a utilização da metodologia Radar da Inovação. A metodologia observa 13 diferentes dimensões, fornecendo diagnóstico e proporcionando direcionamento para o avanço da inovação. Cada ciclo aplicado do Radar da Inovação fornece escores de desempenho por Dimensão e Global que demonstram o desempenho obtido pelas empresas. O objetivo deste trabalho é descrever como se deu o processo de inovação analisando a evolução obtida entre Radar 0 e Radar 2 nas Dimensões Oferta e Organização. A pesquisa é exploratória e de cunho quantitativo tendo como resultado a quantificação da evolução do grau de inovação global nas dimensões citadas.


Palavras-chave: Segmento Pet Veterinário. Radar da Inovação. Inovação. Estratégia.

Artigo:
 
DEMOLIÇÃO POR USO DE EXPLOSIVOS E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS: Estádio “Governador Plácido Castelo” – Castelão – CE
​​
Autores: 

Bruno Giordano Marra, Carlos Antônio Gonçalves

Saulo Gonçalves Pereira

Resumo:

A demolição com uso de explosivo e o reaproveitamento dos resíduos gerados mostraram ser alternativas técnicas eficientes economicamente e ambientalmente sustentáveis. Dessa maneira, através do estudo de caso da obra de reforma do Estádio Governador Plácido Castelo, “Castelão”, em Fortaleza/CE, constatou-se que esta foi uma referência no âmbito da demolição com explosivos e reaproveitamento do resíduo na própria obra, resultando em reconhecimentos e premiações em nível internacional de boas práticas tecnológicas construtivas e econômicas agregadas à sustentabilidade ambiental. Utilizou-se um estudo de natureza qualitativa, fundamentado em pesquisas bibliográficas, legislações pertinentes, documentos, vídeos, artigos, dissertações, teses e pesquisas na internet, e objetivou-se demonstrar o processo de demolição com uso de explosivos aliado ao reaproveitamento dos resíduos, com seus requisitos técnicos e práticos resultando em ganhos econômicos e socioambientais.

Palavras-chave: Demolição. Explosivos. Reaproveitamento. Resíduos. Economia. Estádio Castelão. Sustentabilidade Ambiental. Tecnologia.

Artigo:
 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E GESTÃO DE FINANÇAS DE UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores: 

Simone de Lima Costa 

Alex Garcia da Cunha

Resumo:

Durante toda a história do Brasil, pode-se perceber que o conhecimento de finanças pessoais sempre foi um problema e, com isso, nossa sociedade passou a ter uma administração ruim em finanças pessoais. Neste contexto, este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca do grau de conhecimento dos universitários no quesito de gestão de finanças pessoais. A busca foi realizada no Portal de dissertações e teses CAPES e no Google Acadêmico. Foram analisados 43 artigos, os quais são de cunho metodológico diverso: quantitativo, qualitativo e quali-quantitativo. O estudo constatou que o principal problema que influencia os jovens universitários a uma má gestão das finanças pessoais é a falta de conhecimento sobre a educação financeira. Com base nos estudos, aponta-se a necessidade de incluir programas de ensinos nas grades curriculares das universidades.

Palavras-chave: finança pessoal, educação financeira, universitários

Artigo:
 
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
Autores: 

Aline Franciele Machado Soares

Cíntia Cristina Moura

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo compreender como tem sido a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no setor bancário brasileiro a partir de 2010. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura na qual foram selecionados 37 artigos brasileiros, em português, publicados entre 2010 e 2016, a partir dos critérios de inclusão e exclusão pré-definidos na metodologia. Categorias foram criadas com base na leitura desses artigos para a apresentação dos resultados, os quais revelaram que ter um bom relacionamento no ambiente laboral aumenta a produtividade e melhora o trabalho em equipe. Além disso, a existência de metas altas e muita pressão no trabalho causa insatisfação, desmotiva e compromete a saúde dos funcionários. É importante que o setor bancário considere a QVT dos colaboradores para otimizar resultados e ter uma equipe de trabalho mais motivada e saudável.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho (QVT), setor bancário.

Artigo:
 
A RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS
Autores: 

Luís Vicente Caixeta 

Resumo:

O presente trabalho busca conceituar a responsabilidade social nas empresas e sua relação com atitudes éticas. Responsabilidade social é um conceito que ganhou uma conotação teórica nos últimos tempos. Isto se deve às mudanças ligadas à ideia de desenvolvimento sustentável. É possível crescer economicamente sem agredir o meio ambiente e as pessoas. Nesta direção, a ética da responsabilidade pelo outro do filósofo Emmanuel Lévinas lança um olhar promissor no que se refere às relações de cuidado, pois o ser humano vive em comunidade, não se está só no mundo, daí o cuidado e o respeito. A este pensamento, somam-se as atitudes de responsabilidade social de pessoas, governos e empresas. Estes entendem que seu desenvolvimento se dá de forma integrada, pensado a longo prazo. Isto cria redes de relações entre os vários agentes sociais ligados às empresas, um processo de encadeamento no qual todos precisam ser eticamente responsáveis, pois entre as exigências dos consumidores está a preocupação com a aquisição de bens e consumos na lógica da sustentabilidade.

 

Palavras-chave: Responsabilidade social. Ética. Gestão Empresarial. Sustentabilidade.

Artigo:
 
A ECONOMIA POLÍTICA DO BRASIL E AS CONTRIBUIÇÕES DA CEPAL: TEORIA E HISTÓRIA
Autores: 

Gabriel Sandino de Castro

David Fernando Ramos

André Augusto Locatelli

Raphael Cezar Carvalho Martins

Neise Maria Verçosa

Resumo:

O presente trabalho busca examinar a contribuição dos estudos da Cepal para a história econômica do Brasil. Na primeira parte, apresentamos os aspectos iniciais do pensamento desenvolvimentista enquanto política de governo no Brasil a partir de Getúlio Vargas. Posteriormente, sintetizamos em linhas gerais algumas análises cepalinas que auxiliaram na construção da economia política brasileira. Argumentamos que os trabalhos econômicos da Cepal solidificaram os estudos heterodoxos em economia brasileira que, por seu turno, devolveram importantes contribuições a Cepal. Neste sentido, observamos que a heterodoxia brasileira foi desenvolvida tendo como uma das bases o pensamento econômico heterodoxo latino-americano.

 

Palavras-chave: Cepal. História econômica do Brasil. Nacional-desenvolvimentismo. Economia política latino-americana.

Faculdade Patos de Minas – FPM 

Escola Superior de Negócios 

Rua Major Gote, nº 1901

38.700-207 – Patos de Minas, Minas Gerais.

Tel.: 34-3818-5300