Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

ISSN - 2526-5075

Pesquisa Rápida

v.4, n. 1 (2018)

Artigo:
 
MARKETING DE VAREJO: COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES De MERCADOS DE BAIRRO  
Autores: 

Michelle de Paulo Lehugeur

Neise Maria Verçosa

Resumo:

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, ao realizar as suas compras eles não estão apenas procurando produtos que tenham qualidade ou um atendimento diferenciado, na verdade procuram um conjunto de características que os supermercadistas oferecem. Sendo assim, este artigo tem por objetivo investigar o comportamento dos consumidores em supermercados do bairro Jardim Panorâmico, identificando as suas exigências e prioridades. Como método foi utilizado uma pesquisa de campo e com resultado obtido através de questionários aplicados com os consumidores do supermercado Avenida e supermercado Econômico do Bairro Jardim Panorâmico.  Conclui-se que os consumidores mudaram os seus costumes com o passar dos anos, se tornando cada vez mais exigentes, hoje eles buscam além de produtos de qualidade, atendimentos diferenciados e promoções que chamem atenção por oferecer preços mais acessíveis. Por isso, é importante que os supermercadistas utilizem o marketing ao seu favor, oferecendo aos seus clientes mais informações sobre suas promoções e sobre os produtos que fornecem em seu estabelecimento

Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Supermercado; Marketing.

 
Artigo:
 
      OS IMPACTOS  DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO SETOR DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS APÓS  O CONVÊNIO 92/2015 
Autores: 

Dinamar Vidallas Rodrigues

Ana Clara Fonseca Amaral

Resumo:

No ano de 2016, a legislação brasileira juntamente com suas unidades federativas sofreram mudanças em relação ao ICMS – substituição tributária, no qual alguns produtos deixaram de ser tributados enquanto outros entraram para lista. Essa mudança foi ocasionada pela vigência do Convênio 92/2015 da CONFAZ. Então o presente artigo teve como problemática verificar se ao usar do framework de Sholes et al. (2014) as empresas consigam minimizar o impacto causado no aumento da tributação de produtos que agora fazem parte do novo rol do ICMS/ST. Além do objetivo de discutir a compreensão prática da tributação pela substituição tributária do ICMS, e alguns de seus principais impactos na realidade empresarial.

Palavras-chave: ICMS/ST, Convênio 92/2015, Planejamento Tributário. 

Artigo:
 
  A CONSTRUÇÃO DO BLOCO HISTÓRICO MARXISTA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DA ESCOLA GRAMSCIANA À TEORIA DO SISTEMA- MUNDO
Autores: 

André Augusto Locatelli

Gabriel Sandino de Castro

David Fernando Ramos 

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo geral apontar de que forma o bloco histórico, em termos gramscianos, pode ser construído nas Relações Internacionais. Neste sentido, buscaremos expor quais elementos necessários para esta construção e criar possibilidades de pesquisa tanto no âmbito teórico quanto analítico. No entanto, procuraremos delimitar a noção de bloco histórico apenas no campo conceitual ao utilizar, dialeticamente, os teóricos críticos neogramscianos com a teoria do sistema mundo de Wallerstein. Apesar de serem colocados em grupos diferentes quando se elabora um quadro de localização das teorias de Relações Internacionais, acredita-se que ambos são complementares. Assim, no que se refere ao objetivo especifico deste artigo, busca-se compreender até que ponto a teoria crítica neogramsciana entra em acordo com a teoria do sistema mundo no sentido de criar um entendimento micro e macro da realidade internacional. Portanto, a presente pesquisa, ao longo desta dialética teórica, irá traçar um esboço do que seria um bloco histórico marxista nas Relações Internacionais enquanto campo científico..

 

Palavras-chave: Ordem Mundial. Sistema-Mundo. Teoria Crítica Neogramsciana

 
 
Artigo:
 
A CULTURA DA MÍDIA E O TRIUNFO DA IMAGEM
Autores: 

Ticiana Scalzer Correia

 

Resumo:

Este artigo discute a intensa imbricação entre mídia, cultura e imagem, tomando essa articulação como um aspecto central no contexto contemporâneo. O objetivo deste artigo não é falar sobre tecnologias, máquinas ou aplicativos, mas sim sobre as relações e consequências entre seres humanos conectados por mídias digitais, abordando questões como mídias digitais, cibercultura e ciberespaço. Será analisado o papel da imagem como principal produto da cultura midiática, sendo a espetacularização e a estetização do cotidiano entendidos como eixos organizadores dos padrões econômicos e socioculturais do mundo atual. Sendo assim, proponho entender os processos visuais ancorados nas produções midiáticas como estruturadores das subjetividades e dos discursos pós-modernos.

 

Palavras-chave: Cultura da mídia. Mídia digital. Imagem.

 
 
Artigo:
 

       GRAMSCI E A POLITICA EXTERNA NORTE AMERICANA PARA AMÉRICA LATINA: DO USO DA COERÇÃO À LIDERANÇA PELO CONSENSO
Autores: 

André Augusto Locatelli

Gabriel Sandino de Castro

Bráulio Emílio Maciel Faria

David Fernando Ramos 

Resumo:

 

O presente trabalho tem como objetivo examinar as relações internacionais da América Latina a partir da hegemonia estadunidense na região durante o período inicial da política externa norte americana e no pós segunda guerra. O destaque entre estes dois períodos acontece devido o entendimento que a diplomacia estadunidense para a América Latina pouco se alterou ao decorrer das décadas. Neste sentido, o desenvolvimento da pesquisa tem como base teórica o pensamento do filósofo italiano Antonio Gramsci juntamente com os intelectuais neogramscianos.

Palavras-chave: América Latina, Politica Externa. 

Faculdade Patos de Minas – FPM 

Escola Superior de Negócios 

Rua Major Gote, nº 1901

38.700-207 – Patos de Minas, Minas Gerais.

Tel.: 34-3818-5300