Revista Científica da Escola Superior de Negócios

Revista Científica da Escola Superior de Negócios
ISSN - 2526-5075
Pesquisa Rápida
v.5, n. 2 (2018)
Editorial
Artigo:
MARKETING DE LUXO COM ÊNFASE NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Autores:
Mariana Alves de Paula
Neise Maria Verçosa
Oto Tertuliano de Oliveira Santana André Augusto Locatelli
Resumo:
Trata-se o presente trabalho sobre o marketing de luxo e como se dá o comportamento de compra do consumidor de luxo. No decorrer do artigo abordou-se sobre a definição de luxo, um breve histórico, como se dá a necessidade e o comportamento do consumidor de luxo. Versou-se sobre o marketing de luxo, a importância da marca e as estratégias de marketing a serem utilizadas no setor de luxo. No mercado de luxo, é preciso ter discrição e a abordagem do consumidor deve ser cautelosa. É preciso demonstrar que o bem de luxo é original, traz uma satisfação pessoal, além de ser uma forma de comunicação. Na sequência, explanou-se sobre a pesquisa exploratória realizada. Foram entrevistas 50 pessoas, maiores, frequentadoras dos camarotes da Festa Nacional do Milho em Patos de Minas. Com essa entrevista, foi possível aferir o comportamento de compra do consumidor de luxo e qual é a sua motivação quando opta por um artigo de luxo. Para a realização do presente estudo, formulou-se pesquisas bibliográficas em revistas de administração e moda. Além disso, pesquisou-se em livros, monografias, teses, dissertações e sites. Houve também a pesquisa exploratória, mediante entrevistas, com pessoas voluntárias e que sabiam do objetivo da pesquisa. Concluiu-se que o consumidor de luxo busca suprir satisfação com a compra de bens de luxo: internas, quando busca uma compensação ou externa para manter um status social ou integrar-se em uma categoria.
Palavras-chave: marketing. Luxo. Consumidor. Comportamento.
Artigo:
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA NO SUS: um diagnóstico da demanda e demonstração dos custos para os cofres do município de Patos de Minas no ano de 2017.
Autores:
Ana Raquel Silva de Oliveira
José Humberto M. Camêlo
Oto Tertuliano de Oliveira Santana
André Augusto Locatelli
Resumo:
Criado em 1988 o SUS (Sistema Único de Saúde) atende toda a população de modo integral e equânime por meios de políticas que avalizam o financiamento e execução do mesmo, este dever está expresso na Constituição de 1988. Em face das dificuldades administrativas e financeiras o Município não tem conseguido investir em melhorias para o setor. Este trabalho aborda o número de processos que deram entrada no período de Janeiro a Dezembro de 2017 na comarca de Patos de Minas em consequência das dificuldades por parte dos usuários em conseguir atendimento em tempo hábil no Sistema Único de Saúde. Por meio de demonstrativos orçamentário é possível não só termos um entendimento do quanto o Município gasta com a saúde em si, mas também os valores que saem dos cofres públicos para que se cumpra com as ordens judiciais.
PALAVRAS- CHAVE: Sistema Único de Saúde, Judicialização, Políticas Públicas.
Faculdade Patos de Minas – FPM
Escola Superior de Negócios
Rua Major Gote, nº 1901
38.700-207 – Patos de Minas, Minas Gerais.
Tel.: 34-3818-5300