Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

ISSN - 2526-5075

Pesquisa Rápida

v.5, n. 2 (2018)

Artigo:
 
Gestão Estratégica de Custos: Um Estudo da Produção Científica do Congresso ANPCONT de 2007 A 2016. 
 
Autores: 

Oto Tertuliano de Oliveira Santana

Nilton César Lima

Geovane Camilo dos Santos

Resumo:

O contexto macroeconômico mundial e o ambiente competitivo de negócios expõem as empresas a uma força concorrencial capaz de tirá-las do mercado. Neste cenário, esta pesquisa objetivou analisar por meio da meta- análise as publicações sobre Gestão Estratégica de Custos no Congresso ANPCONT. Durante o período de 2007 a 2016 foram publicados 251 artigos na área temática de Controladoria e Contabilidade Gerencial nos anais do ANPCONT, sendo que desses 15 eram sobre a GEC. Como resultados, inferem-se que: a produtividade dos estudos publicados em GEC tem aumentado ao longo dos anos; que as abordagens de GEC mais utilizadas são custo alvo e gestão de custo da qualidade; que as universidades do sul do país tem se destacado em número de publicações; que o público masculino de autores em GEC é maior que o feminino; havendo ainda uma predominância de artigos publicados com 2 ou 3 autores; a metodologia mais utilizada, são estudos qualitativos, aplicados a estudos de caso, com a utilização de entrevistas e documentos; os tipos de referências mais utilizadas são artigos de cunho empírico; e os autores mais citados são Shank e Govindarajan (1997).

Palavras-chave: Gestão Estratégica de Custos, Ensaio Teórico, Meta-Análise.

 
 
Artigo:
 
      MARKETING DE LUXO COM ÊNFASE NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR 
Autores: 

Mariana Alves de Paula 
Neise Maria Verçosa  
Oto Tertuliano de Oliveira Santana André Augusto Locatelli 

Resumo:

Trata-se o presente trabalho sobre o marketing de luxo e como se dá o comportamento de compra do consumidor de luxo. No decorrer do artigo abordou-se sobre a definição de luxo, um breve histórico, como se dá a necessidade e o comportamento do consumidor de luxo. Versou-se sobre o marketing de luxo, a importância da marca e as estratégias de marketing a serem utilizadas no setor de luxo. No mercado de luxo, é preciso ter discrição e a abordagem do consumidor deve ser cautelosa. É preciso demonstrar que o bem de luxo é original, traz uma satisfação pessoal, além de ser uma forma de comunicação. Na sequência, explanou-se sobre a pesquisa exploratória realizada. Foram entrevistas 50 pessoas, maiores, frequentadoras dos camarotes da Festa Nacional do Milho em Patos de Minas. Com essa entrevista, foi possível aferir o comportamento de compra do consumidor de luxo e qual é a sua motivação quando opta por um artigo de luxo. Para a realização do presente estudo, formulou-se pesquisas bibliográficas em revistas de administração e moda. Além disso, pesquisou-se em livros, monografias, teses, dissertações e sites. Houve também a pesquisa exploratória, mediante entrevistas, com pessoas voluntárias e que sabiam do objetivo da pesquisa. Concluiu-se que o consumidor de luxo busca suprir satisfação com a compra de bens de luxo: internas, quando busca uma compensação ou externa para manter um status social ou integrar-se em uma categoria. 
 
Palavras-chave: marketing. Luxo. Consumidor. Comportamento. 
 

 
Artigo:
 

       JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA NO SUS:  um diagnóstico da demanda e demonstração dos custos para os cofres do município de Patos de Minas no ano de 2017. 
Autores: 

Ana Raquel Silva de Oliveira

José Humberto M. Camêlo

Oto Tertuliano de Oliveira Santana

André Augusto Locatelli  

Resumo:

 

Criado em 1988 o SUS (Sistema Único de Saúde) atende toda a população de modo integral e equânime por meios de políticas que avalizam o financiamento e execução do mesmo, este dever está expresso na Constituição de 1988. Em face das dificuldades administrativas e financeiras o Município não tem conseguido investir em melhorias para o setor. Este trabalho aborda o número de processos que deram entrada no período de Janeiro a Dezembro de 2017 na comarca de Patos de Minas em consequência das dificuldades por parte dos usuários em conseguir atendimento em tempo hábil no Sistema Único de Saúde. Por meio de demonstrativos orçamentário é possível não só termos um entendimento do quanto o Município gasta com a saúde em si, mas também os valores que saem dos cofres públicos para que se cumpra com as ordens judiciais. 
 
 
PALAVRAS- CHAVE: Sistema Único de Saúde, Judicialização, Políticas Públicas. 

 
Artigo:
 

       A RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO DO INDICADOR DE LIQUIDEZ CORRENTE DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO DO AGRONEGÓCIO, COM A VARIAÇÃO DE ÍNDICES ECONÔMICOS DO BRASIL 
Autores: 

Oto Tertuliano de Oliveira Santana

Nilton César Lima 
Marcelo Tavares 

 

Resumo:

 

Inserido num contexto de aumento da importância do agronegócio na economia do país, concomitante a um período de variações econômicas negativas, o objetivo deste artigo foi analisar a relações entre a flutuação de variáveis relacionadas ao contexto econômico do país, com o comportamento do Indicador de Liquidez Corrente (ILC) de 33 empresas do agronegócio, listadas B3 S.A. entre 2010 e 2016. Como uma pesquisa quantitativa, utilizouse para o estudo desta relação a Análise de Dados em Painel. Os resultados demonstraram que as relações significativas para o ILC partiram das empresas de atividades de suporte ao setor; No contexto macroeconômico, identificou-se uma relação direta entre o PIB e o ILC; E em nível microeconômico a unanimidade das relações entre o ILC e as variáveis independentes, indicaram que atividade econômica do setor se relacionou significativamente com a sobra financeira de curto prazo das empresas. 
 
Palavras-chave: Indicador de Liquidez Corrente. Índices Econômicos. Análise de Dados em Painel. Empresas de Capital Aberto do Agronegócio Brasileiro. 

 
Faculdade Patos de Minas – FPM 

Escola Superior de Negócios 

Rua Major Gote, nº 1901

38.700-207 – Patos de Minas, Minas Gerais.

Tel.: 34-3818-5300