Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

ISSN - 2526-5075

Pesquisa Rápida

v.1, n. 1 (2016)

Artigo:
 
LIMITAÇÕES E OBSTÁCULOS DO TRABALHO NOTURNO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores: 

Wanderson Fernandes da Silva
Unilson Gomes Soares

Resumo:

Este estudo tem o propósito de analisar limitações e demais obstáculos que os colaboradores enfrentam durante a jornada de trabalho noturno. O mapeamento dessas dificuldades tem a importância de apresentar o quanto é prejudicial trabalhar à noite por períodos extensos. Foram incluídos apenas artigos originais publicados em Português entre 2006 e 2016 oriundos de estudos empíricos desenvolvidos no Brasil. No total, foram obtidos 18 artigos seguindo esses critérios. Para a análise, foram estabelecidas sete categorias a partir da leitura dos artigos encontrados. Conclui-se que embora o trabalho noturno gere benefícios para alguns trabalhadores, ele, quando exercido durante períodos extensos, causa vários prejuízos à saúde.


Palavras-chave: Trabalho noturno. Qualidade de vida no trabalho. Limitações. Obstáculos

Artigo:
 
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: uma revisão sistemática com foco na gestão
Autores: 

Edvane Soares de Freitas Barcelos 
Alex Garcia da Cunha 

Resumo:

Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica que retrata a qualidade de vida no trabalho (QVT) de professores universitários no Brasil. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura envolvendo estudos publicados em periódicos nacionais entre 2010 e 2016, nas bases de dados Scielo, BVS e Google Acadêmico. Considerando-se os critérios de inclusão e exclusão, foram obtidos 35 estudos. Os resultados mostram que vários fatores interferem negativamente na QVT dos professores universitários, como o ambiente de trabalho, a falta de apoio dos gestores, as jornadas longas e a baixa remuneração. Todavia, o professor sente-se motivado e impulsionado a trabalhar tendo em vista a boa relação com seus alunos. O estudo mostrou a relevância de as instituições de ensino superior e seus gestores investirem na QVT de seus docentes, uma vez que um professor com boa QVT poderá atuar de maneira mais satisfatória nessas instituições de ensino, que são empresas e devem primar pela qualidade da prestação de serviços oferecidos em um mercado cada vez mais competitivo.

Palavras-chave: qualidade de vida no trabalho, ensino superior, professor universitário.

Artigo:
 
IMPACTO TRIBUTÁRIO NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NAS EMPRESAS EM REGIME CONTÁBIL POR LUCRO REAL
Autores: 

Cláudia Rafaela Marques Magalhães 
André Augusto Locatelli 

Resumo:

A formação do preço de venda é de extrema relevância para a sobrevivência das organizações no mercado em que estão inseridas. Com o objetivo de formar um preço de venda nas empresas em Regime Contábil por Lucro Real, o presente trabalho estudou custos fixos e variáveis, os tributos IPI, PIS/COFINS e ICMS, suas incidências, obrigatoriedades e alíquotas. Conceituou também o regime contábil Lucro Real, suas apurações, obrigatoriedades, etc. Foi observado que a carga tributária brasileira é onerosa tanto para a pessoa jurídica quanto para o consumidor final e que as empresas precisam entender o regime contábil em que estão inseridas, seus custos e suas tributações. Precisam, além disso, usar técnicas e métodos para alcançar seu principal objetivo, ou seja, o lucro e a perenidade no mercado. O presente artigo destacou a gestão do preço de venda como diferencial competitivo e a maneira correta de sua formação. De maneira simples, demonstrou que essa formação deve pagar todos os custos e despesas e ainda se obter lucro no final do exercício contábil.

Palavras-chave: impacto tributário, preço de venda, lucro real, empresas.

Artigo:
 
GESTÃO DE MARKETING NO BAIRRO BRASIL EM PATOS DE MINAS, MG
Autores: 

Karolina Cristina Gonçalves 
Unilson Gomes Soares 

Resumo:

O bairro Brasil é um dos bairros mais antigos de Patos de Minas, com mais ou menos 86 anos de existência. Logo no inicio que o bairro começou a ser fundado, notou-se a sua ligação como principal entrada e saída da cidade, onde os comerciantes que hoje atuam no bairro, perceberam essa oportunidade de comércio. O presente artigo teve como objetivo compreender como é feita a gestão de marketing e quais as ferramentas de marketing utilizadas pelos comerciantes no bairro Brasil, em Patos de Minas – MG. Esse estudo buscou compreender como esses comércios, mesmo não estando na área central da cidade, sobrevivem e se mantem tantos anos nesse mercado tão competitivo. O estudo envolveu uma breve revisão bibliográfica sobre gestão de marketing e análise de uma entrevista semiestruturada aplicada aos comerciantes. Os resultados indicam que esses comerciantes utilizam como principais ferramentas de marketing: a comunicação pessoal, rádio, mídias impressas, patrocínio em festas do bairro, carros de som e rede social.

 

Palavras-chave: gestão de marketing, ferramentas de marketing, mercado.

Artigo:
 
BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELAS EMPRESAS DE AGRONEGÓCIOS EM PATOS DE MINAS (MG) A SEUS COLABORADORES: Um estudo sob a ótica de valorização do colaborador
Autores: 

Meire Lene de Fátima Machado 
Cíntia Cristina de Moura 

Resumo:

O setor de agronegócios gera muitos empregos em Patos de Minas; assim, os profissionais enxergam nesse segmento uma grande chance de desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional, o que faz com que trabalhem por muito tempo na mesma organização. Neste estudo, objetivou-se compreender se os benefícios oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores influenciam diretamente em sua valorização. Realizamos uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, através de um questionário contendo sete perguntas abertas que foi enviado por e-mail aos profissionais de Recursos Humanos de cinco empresas para identificar os diferenciais oferecidos. Constatou-se que há benefícios oferecidos nas organizações além daqueles de caráter financeiros, que valorizam o colaborador e o seu trabalho. Isso faz com que os colaboradores se sintam motivados e valorizados, o que pode contribuir para o alcance dos objetivos pessoais e para os resultados almejados pelas organizações, fazendo com que se mantenham como referência no segmento de agronegócios.

 

Palavras-chave: recursos humanos, benefícios, agronegócios, valorização

Artigo:
 
REFLEXOS DA CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL NA ISLÂNDIA: POLÍTICA, ECONOMIA E SOBERANIA POPULAR
Autores: 

Gabriel Sandino de Castro

David Fernando Ramos

André Augusto Locatelli

Raphael Cezar Carvalho Martins

Neise Maria Verçosa.

 

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos das políticas neoliberais na Islândia que se iniciaram em meados da década de 1990. Os efeitos colaterais destas medidas ocorreram com o advento da crise financeira mundial de 2008. Assim, analisaremos o cenário político interno da Islândia ao passo que observaremos os efeitos na economia do país. Neste sentido, este artigo trata, inicialmente, da formação e das principais características dos Estados escandinavos que, se convergem em um tipo específico de Estado de Bem Estar Social. Posteriormente, examinaremos a Islândia e suas particularidades tanto no âmbito político quanto no econômico. Dessa forma, ao discutir os impactos das políticas neoliberais e as saídas da Islândia para a crise, levantaremos um fenômeno interessante que ocorreu no país, de enfrentamento aos ajustes recessivos e da contestação ao discurso liberal hegemônico, ou seja, um movimento social e popular que reformou o sistema político islandês.

 

Palavras-chave: Crise econômica na Islândia. Soberania Popular. Países Nórdicos

Artigo:
 
ESTUDO DE HÁBITOS DE COMPRA DO CONSUMIDOR FARMACÊUTICO NO MERCADO DE PATOS DE MINAS
Autores: 

Neise Maria Verçosa

Oto Tertuliano de Oliveira Santana

José Humberto Camêlo

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo o estudo de hábitos de compra do consumidor farmacêutico no Mercado de Patos de Minas. Neste sentido, os autores argumentam que, não somente o preço baixo influência na escolha do estabelecimento por parte do consumidor mas também em fatores que permeiam o relacionamento e o bom tratamento do vendedor com o cliente.

 

Palavras-chave: MARKETING, COMPORTAMENTO, PESQUISA, FÁRMACIA, DROGRARIAS

Faculdade Patos de Minas – FPM 

Escola Superior de Negócios 

Rua Major Gote, nº 1901

38.700-207 – Patos de Minas, Minas Gerais.

Tel.: 34-3818-5300

Artigo:
GESTÃO AMBIENTAL: FRAGMENTOS DE CERRADO NO BAIRRO ESPLANADA II NA CIDADE DE JOÃO PINHEIRO - Ferramentas para preservação
Autores: 

Soane Ferreira da Silva

Saulo Gonçalves Pereira

Julielly de Oliveira Soares

Nayara Franciele de Lima

David Fernando Ramos

Resumo:

O Cerrado tem grande importância econômica para o Brasil, todavia é um dos biomas mais ameaçados do mundo. Este o bioma que ocupa a maior parte do território de Minas Gerais. A fragmentação do cerrado tem trazidos inúmeros problemas ao meio físico ao meio biótico. Urbanização tem feito com que os fragmentos de cerrado encontrados na cidade de João Pinheiro-MG estejam cada vez mais escassos. Dessa maneira objetivou-se fazer um levantamento sobre os remanescentes de cerrado no Bairro Esplanada II na cidade de João Pinheiro-MG, verificando através do programa imagens de satélite do Google Earth® os impactos ambientais desse local e seu estágio de antropização. A metodologia adotada consistiu no estudo de revisão de literatura, posteriormente foram feitas as imagens de satélite e por fim visitas à área. O local encontra-se antropizado desconectado dos demais fragmentos e com presença de assoreamento e resíduos sólidos.

 

Palavras-chave: Preservação. Fragmentos. Cerrado. Urbanização. APP